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TRANSFORME SUA ESCOLA COM NOSSO PROGRAMA

O PROGRAMA

O Programa JOVEM EMPREENDEDOR foi testado por seis anos na Escola Siena no Espírito Santo, reestruturado de acordo com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), tendo como premissa a formação dos jovens para o Projeto de Vida desse jovem, seja como futuro funcionário de empresas públicas ou privadas, como também para aqueles jovens que querem abrir o próprio negócio.

Formatado com aulas semanais, abordando conteúdos de valores empreendedores e características empreendedoras, utilizando aulas práticas e dinâmicas, com jogos de tabuleiro, contação de histórias e palestras na linguagem do aluno, além de encontros com empresários mentores, culminando com a Feira de Empreendedorismo ao término de cada etapa da educação básica.

Estruturado com 40 encontros anuais (um encontro/semana), com atividades sobre valores empreendedores e características empreendedoras. Ao término de cada ano letivo o aluno apresenta o produto e faz a venda desse produto em evento anual para a comunidade, denominado Feira de Jovens Empreendedores. A cada ano o aluno desenvolve um Plano de Negócios para uma área distinta do ano anterior, e assim, ao passar por todos os níveis do programa o aluno terá desenvolvido e aplicado nove áreas de negócios, com produtos diferentes.
Nos encontros são inseridos: fundamentação teórica e prática (com jogos de tabuleiro, brincadeiras e atividades individuais e em grupo), com avaliações ao término de cada módulo.

Atendimento à BNCC: …“proporcionar uma cultura favorável ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores que promovam o empreendedorismo (criatividade, inovação, organização, planejamento, responsabilidade, liderança, colaboração, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outros), entendido como competência essencial ao desenvolvimento pessoal, à cidadania ativa, à inclusão social e à empregabilidade”.  (BNCC, p.466).

Atualmente contamos com 12 Jogos próprios e exclusivos, criados para atender o Programa, além de atividades com labirintos lúdicos, jogo dos erros, atividades para colorir, adesivos, atividades de pesquisa e prática do dia a dia de empresas reais. Para o ano de 2022 serão criados mais 20 jogos personalizados.

EXEMPLOS DE JOGOS DO PROGRAMA

PERSONAGENS

São 10 personagens animais e 5 personagens crianças. Foi feito um estudo sobre personalidade dos animais para que, a cada valor empreendedor trabalhado os alunos os alunos possam relacionar com os animais, tornando o aprendizado mais lúdico e divertido. O Programa conta com bichos de pelúcia e fantoches para serem utilizados com técnicas de storytelling e atividades práticas.