História
Atualmente composta por uma unidade no munícipio da Serra, no Estado do Espírito Santo, a Escola Siena teve seis momentos históricos. O primeiro originara-se da autorização de funcionamento da Escola “Peteleco”, fundada em 1985, para ministrar a Educação Pré-Escolar (Jardim de Infância), e o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), em intercomplementaridade com a Escola “Branca de Neve”. Em seguida, no ano de 1993, a “Escola Peteleco” obteve autorização de funcionamento para ministrar o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). O terceiro momento, em 1997, dar-se-á pela mudança de denominação da “Escola Peteleco” para “Colégio Atual” permanecendo como Mantenedora a Escola Peteleco Ltda ME. O quarto momento, em 2002, ocorreu pela nova mudança de denominação de “Colégio Atual” para “Colégio Atuante”. O quinto marco na história da Instituição, foi em 2013, quando foi autorizada a mudança de mantenedor para Siena Escola de Negócios Ltda-ME e denominação para “Escola de Ensino Fundamental Siena”. Por fim, em 2015, ocorreu a nova mudança de denominação para “Escola Siena”.
Inserção Regional e Abrangência
A Escola localiza-se em um bairro do município de Serra (bairro de Fátima) cuja proximidade com um bairro no município de Vitória (Jardim Camburi) é bem significativa. Daí ser a demanda atendida pela Escola, de certo modo, diversificada, representando um percentual significativo do bairro vizinho como também de outros bairros circunvizinhos da comunidade onde a Escola se insere. No aspecto econômico, a comunidade tem como principal atividade o comércio, caracterizando-se como um bairro residencial e comercial.
Por se tratar de um bairro com tal dimensão tipológica (residencial e comercial) apresenta certa limitação no que se refere a campo de trabalho, o que leva a população ativa a migrar para outros municípios/bairros, para exercer atividades laborais diversas.
A Comunidade vem apresentando, de forma expressiva, grande crescimento populacional, face aos investimentos que estão sendo realizados em seu entorno como conjuntos residenciais, shopping, obras de infraestrutura, entre outros, representa fatores que justificam a oferta de espaços educacionais, caracterizados pela qualidade do seu fazer pedagógico.
Área de Atuação e Articulações com outras Instituições e Comunidade
Atendimento as etapas da Educação Básica, sendo cada etapa organizada conforme as recomendações contidas nos documentos legais em vigor e, assim sendo, a 1ª etapa do Ensino Fundamental, integrando os anos iniciais do 1º ao 5º ano, com duração de cinco anos, e os finais do 6º ao 9° ano, com duração de quatro anos; e o Ensino Médio para alunos que concluíram o Ensino Fundamental com sucesso, respaldado pelo que dispõe a legislação vigente.
A articulação da Escola como instituição de ensino, com a família e a comunidade representa um processo contínuo e efetivo, configurado em ações, nas quais as famílias dos alunos e a comunidade se tornam alvos. Essas ações são desenvolvidas através de:
• Promoção de palestras educativas pertinentes às áreas educativas, de saúde e outros temas considerados importantes para a família e a comunidade.
• Participação da escola em campanhas diversas promovidas pelo município/comunidade.
• Promoção de parcerias com Editoras Atuantes no Estado, cedendo espaços da Escola, para exposição de obras literárias para atendimento aos níveis de ensino desenvolvidos pela Escola.
• Colaboração com entidades da comunidade, cedendo espaços para realização de eventos beneficentes de cunhos socioeducativos, religiosos, informativos, etc.
Concepções Embasadoras da Prática Educativa
2.1 Filosofia Educacional
Postulando a formação do indivíduo como cidadão e sujeito sociocultural, a Escola Siena, sustenta uma concepção filosófica e pedagógica que concebe a educação como parte de um projeto coletivamente construído. Assim as propostas de ação aqui delineadas, orientam-se por princípios e valores democráticos, consubstanciados pelos princípios e normas expressos em documentos legais, que sedimentam o desenvolvimento do processo educacional em todo o país.
A partir desse cenário, novas diretrizes político-pedagógicas são traçadas como fontes para redirecionamento de ações diversas, que deverão ser sustentadas pelo objetivo de se desenvolver um processo educacional voltado para a formação da cidadania, assentado nos quatro pilares essenciais para a formação do homem, ou seja: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver e conviver, aprender a aprender e na formação filosófica empreendedora, como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana.
Diante de tais ideias e princípios e postulando a formação do indivíduo cidadão e sujeito sociocultural e empreendedor, a Escola Siena sustenta uma concepção filosófica e pedagógica que concebe a educação como parte de um projeto coletivamente construído. Assim as propostas de ação aqui delineadas, orientam-se por princípios e valores democráticos, consubstanciados pelos princípios e normas expressos em documentos legais, que sedimentam o desenvolvimento do processo educacional em todo o país.
Buscamos sedimentar princípios que respaldem uma proposta de trabalho cristalizada numa prática que propicie o fortalecimento da função sociocultural da escola e o despertar do aluno para o ajustamento as mudanças que vêm ocorrendo no mundo científico e tecnológico, de forma tão rápida. E assim, propiciar a formação do aluno em função do mundo econômico e social e das necessidades do ser. Isto, por estar atrelada a princípios que expressam concepções político-pedagógicas, ancoradas em valores que priorizem uma educação de qualidade, tanto no que diz respeito ao domínio de conhecimento, como nos aspectos socioculturais.
2.2 Valores Preconizados
Compõem os valores preconizados, o elenco de pressupostos embasadores das ações da Escola:
• Formação do cidadão competente, atuante, crítico, reflexivo e produtivo, para o qual devem convergir as ações da escola, desde as mais amplas às mais específicas, com o comprometimento de todos os profissionais envolvidos.
• Vinculação da teoria à pratica, na busca da inter-relação entre realidade social e cultura escolar, na perspectiva de uma educação possível e de qualidade.
• Produção e transferência de conhecimento como processo dinâmico de aprendizagem significativa, tendo o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem.
• Vivência de práticas democráticas, pelo estímulo a participação ativa e efetiva em todas as atividades escolares, de modo a contribuir para o fortalecimento e crescimento individual e de grupo.
• Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, com vistas à aquisição de conhecimento, habilidades e competências necessárias à formação de atitudes e valores sociais.
• Relação professor-aluno estruturada numa interação dinâmica e efetiva, que considere a diversidade pessoal e cultural e assegure o respeito mútuo, o diálogo, a troca de ideias e relato de experiências, de maneira a proporcionar a elevação da autoestima do aluno e que favoreça o seu sucesso escolar.