Grupo Educacional Siena

Grupo Siena

HISTÓRIA

Atualmente composta por uma unidade no munícipio da Serra, no Estado do Espírito Santo, a Escola Siena teve seis momentos históricos. O primeiro originara-se da autorização de funcionamento da Escola “Peteleco”, fundada em 1985, para ministrar a Educação Pré-Escolar (Jardim de Infância), e o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), em complementaridade com a Escola “Branca de Neve”. Em seguida, no ano de 1993, a “Escola Peteleco” obteve autorização de funcionamento para ministrar o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). O terceiro momento, em 1997, dar-se-á pela mudança de denominação da “Escola Peteleco” para “Colégio Atual” permanecendo como Mantenedora a Escola Peteleco Ltda. ME. O quarto momento, em 2002, ocorreu pela nova mudança de denominação de “Colégio Atual” para “Colégio Atuante”. O quinto marco na história da Instituição, foi em 2013, quando foi autorizada a mudança de mantenedor para Siena Escola de Negócios Ltda-ME e denominação para “Escola de Ensino Fundamental Siena”. Por fim, em 2015, ocorreu a nova mudança de denominação para “Escola Siena”.

Área de Atuação e Articulações com outras Instituições e Comunidade

Missão

Atendimento as etapas da Educação Básica, sendo cada etapa organizada conforme as recomendações contidas nos documentos legais em vigor e, assim sendo, a 1ª etapa do Ensino Fundamental, integrando os anos iniciais do 1º ao 5º ano, com duração de cinco anos, e os finais do 6º ao 9° ano, com duração de quatro anos; e o Ensino Médio para alunos que concluíram o Ensino Fundamental com sucesso, respaldado pelo que dispõe a legislação vigente.

A articulação da Escola como instituição de ensino, com a família e a comunidade representa um processo contínuo e efetivo, configurado em ações, nas quais as famílias dos alunos e a comunidade se tornam alvos. Essas ações são desenvolvidas através de:

• Promoção de palestras educativas pertinentes às áreas educativas, de saúde e outros temas considerados importantes para a família e a comunidade.
• Participação da escola em campanhas diversas promovidas pelo município/comunidade.
• Promoção de parcerias com Editoras Atuantes no Estado, cedendo espaços da Escola, para exposição de obras literárias para atendimento aos níveis de ensino desenvolvidos pela Escola.
• Colaboração com entidades da comunidade, cedendo espaços para realização de eventos beneficentes de cunhos socioeducativos, religiosos, informativos, etc.

Valores

Compõem os valores preconizados, o elenco de pressupostos embasadores das ações da Escola:

• Formação do cidadão competente, atuante, crítico, reflexivo e produtivo, para o qual devem convergir as ações da escola, desde as mais amplas às mais específicas, com o comprometimento de todos os profissionais envolvidos.
• Vinculação da teoria à pratica, na busca da inter-relação entre realidade social e cultura escolar, na perspectiva de uma educação possível e de qualidade.
• Produção e transferência de conhecimento como processo dinâmico de aprendizagem significativa, tendo o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem.
• Vivência de práticas democráticas, pelo estímulo a participação ativa e efetiva em todas as atividades escolares, de modo a contribuir para o fortalecimento e crescimento individual e de grupo.
• Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, com vistas à aquisição de conhecimento, habilidades e competências necessárias à formação de atitudes e valores sociais.
• Relação professor-aluno estruturada numa interação dinâmica e efetiva, que considere a diversidade pessoal e cultural e assegure o respeito mútuo, o diálogo, a troca de ideias e relato de experiências, de maneira a proporcionar a elevação da autoestima do aluno e que favoreça o seu sucesso escolar.

Filosofia

Postulando a formação do indivíduo como cidadão e sujeito sociocultural, a Escola Siena, sustenta uma concepção filosófica e pedagógica que concebe a educação como parte de um projeto coletivamente construído. Assim as propostas de ação aqui delineadas, orientam-se por princípios e valores democráticos, consubstanciados pelos princípios e normas expressos em documentos legais, que sedimentam o desenvolvimento do processo educacional em todo o país.

A partir desse cenário, novas diretrizes político-pedagógicas são traçadas como fontes para redirecionamento de ações diversas, que deverão ser sustentadas pelo objetivo de se desenvolver um processo educacional voltado para a formação da cidadania, assentado nos quatro pilares essenciais para a formação do homem, ou seja: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a viver e conviver, aprender a aprender e na formação filosófica empreendedora, como uma forma de ser e não somente de fazer, transportando o conceito que nasceu na empresa para todas as áreas da atividade humana.

Diante de tais ideias e princípios e postulando a formação do indivíduo cidadão e sujeito sociocultural e empreendedor, a Escola Siena sustenta uma concepção filosófica e pedagógica que concebe a educação como parte de um projeto coletivamente construído. Assim as propostas de ação aqui delineadas, orientam-se por princípios e valores democráticos, consubstanciados pelos princípios e normas expressos em documentos legais, que sedimentam o desenvolvimento do processo educacional em todo o país.

Buscamos sedimentar princípios que respaldem uma proposta de trabalho cristalizada numa prática que propicie o fortalecimento da função sociocultural da escola e o despertar do aluno para o ajustamento as mudanças que vêm ocorrendo no mundo científico e tecnológico, de forma tão rápida. E assim, propiciar a formação do aluno em função do mundo econômico e social e das necessidades do ser. Isto, por estar atrelada a princípios que expressam concepções político-pedagógicas, ancoradas em valores que priorizem uma educação de qualidade, tanto no que diz respeito ao domínio de conhecimento, como nos aspectos socioculturais

Rolar para cima